quinta-feira, 4 de abril de 2013

Medida da Prefeitura põe fim a pedágio na ponte sobre o rio Ceará

Nesse primeiro momento, estão liberadas as duas primeiras faixas da direita de cada sentido da via 

No último domingo, 31 de março, a partir de 0h, foi interrompida a cobrança de pedágio vigente na ponte José Martins Rodrigues, que fica sobre o Rio Ceará e liga Fortaleza a Caucaia e às praias do litoral oeste do Estado. A iniciativa, tomada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, ganhou forma quando Projeto de Lei foi enviado à Câmara Municipal de Vereadores, em fevereiro desse ano, solicitando a extinção da taxa.

A ponte, também conhecida como Ponte da Barra, foi inaugurada em 1997 sob gestão do prefeito Juraci Magalhães, custou pouco mais de 17 milhões e tinha pedágio desde aquele ano. A cobrança prevista por lei (Lei 8.061) deveria durar dez anos, mas acabou sendo prorrogada por mais seis através de liminares judiciais e só pôde ser retirada por meio de acordo da Prefeitura com a empresa responsável, CHC Ltda.

A novidade tem dividido a opinião de populares. Para Lúcia Amélia, moradora da Barra do Ceará, o fim da cobrança é totalmente positivo e ajudará quem passa pela ponte a trabalho. "Como trabalhamos com frete, para nós foi um alívio o pedágio ter acabado, porque sempre tinha viagem para Icaraí ou Cumbuco", afirma. Já surfistas como Francisco das Chagas, que buscam a tranquilidade das praias do litoral oeste, não têm gostado muito da ideia. "Sem o pedágio vai facilitar o acesso às praias do Icaraí e Cumbuco. Melhora o acesso, mas vai ficar lotado", reclama.

Segundo informações da Prefeitura, a medida visa garantir e melhorar a fluidez do tráfego de veículos entre os municípios de Caucaia e Fortaleza, além de atender a planos para mobilidade urbana, uma das principais plataformas do atual prefeito. Após rescisão do contrato com a CHC Ltda, a Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza fica responsável pela manutenção do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário